Oswald von Nell-Breuning

Oswald von Nell-Breuning SJ (* 8 de março de 1890 em Trier (Alemanha); † 21 de agosto de 1991 em Frankfurt am Main (Alemanha)) foi um teólogo católico alemão, jesuíta, economista político e filósofo social, que contribuiu para a formulação da Doutrina Social Católica[1].

Como assessor do Papa Pio XI, desempenhou um papel fundamental na formulação da Encíclica "Quadragesimo anno", publicada no 40º aniversário da publicação da Encíclica "Rerum Novarum".

A "Quadragesimo anno" trouxe conceitos importantes como a função social da propriedade e o princípio da subsidiariedade, conceito para o qual, Nell-Breuning colaborou decisivamente.

Seu pensamento era baseado na tradição clássica do direito natural e nos princípios básicos do ensino social católico, personalidade, solidariedade e subsidiariedade, desenvolvidos a partir dela no século XIX. Em suas mais de 1.800 publicações, ele tratou de questões de ética econômica, política econômica e social. Temas importantes foram a relação entre trabalho e capital, o confronto com o marxismo, a questão da co-determinação, o desenvolvimento do ensino social católico e, portanto, a superação do distanciamento dos trabalhadores da Igreja.

  1. Wilde Spekulation ist Sünde, em alemão, acesso em 12/06/2021.

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search